Notícias

Confira as últimas notícias






a- A+
Artigo:
em 05.08.11. ( 10106 leituras ) Notícias do mesmo autor Cultura
Rádio Inconfidência, Rede Minas e Orquestra Filarmônica de Minas Gerais juntas em nova sede  

 

Estação da Cultura Presidente Itamar Franco (Ilustração/Divulgação) 

O governador Antônio Anastasia lançou, nesta quinta-feira (4/8), no Palácio das Artes, o projeto de construção da Estação da Cultura Presidente Itamar Franco. O conjunto arquitetônico irá abrigar uma sala para concertos sinfônicos e as sedes da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, da Rádio Inconfidência e da Rede Minas de Televisão. O evento contou com a participação da secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, e dos presidentes das três instituições do novo projeto.

O local escolhido para a instalação da Estação da Cultura – que terá em seu nome uma homenagem ao ex-presidente da República e ex-governador de Minas, Itamar Franco – é um terreno de 14.400 mil m² localizado entre as ruas Gonçalves Dias, Tenente Brito Melo, Uberaba e Alvarenga Peixoto, próximo às avenidas do Contorno e Amazonas, no Barro Preto, região central de Belo Horizonte. O custo estimado da obra é de aproximadamente R$ 140 milhões e a previsão é de que ela seja concluída em 2014. (Clique aqui para ver imagens do projeto).

SALA DE CONCERTOS

A Estação da Cultura Presidente Itamar Franco terá como uma de suas missões inserir Minas Gerais no cenário internacional de música sinfônica. A Sala de Concertos terá espaço para 1400 lugares e foi projetada para receber tratamento acústico diferenciado, com padrão internacional, e sistema de ajuste sonoro para repertórios distintos. Esse ajuste sonoro será feito por um grande difusor móvel acima do palco e bandeiras acústicas nas paredes laterais.

O espaço contará também com completa infraestrutura para gravações de áudio e vídeo, iluminação cênica, pontos de apoio para equipes de televisão, segurança e demais instalações dotadas de acessibilidade aos portadores de necessidades especiais. Disporá ainda de pré-foyer, foyer, camarins, bilheteria, sanitários, áreas externas, lojas, cafés, além de áreas técnicas, como sala para armazenamento de instrumentos musicais e “docas” para facilitar a carga e a descarga de contêineres.

A Orquestra Filarmônica terá sua sede no local, onde disporá de toda a estrutura funcional para atividades diárias, além de salas de ensaio, salas para apoio técnico de palco e oficinas de manutenção de palco e instrumentos. Serão construídos, ainda, quatro pavimentos de garagens, de forma otimizada no terreno, levando em conta sua inclinação natural. Isso resultará em um amplo estacionamento com cerca de 500 vagas, que atenderá também ao público em noites de concertos – um importante diferencial em relação às casas de espetáculos existentes na cidade.

ESTÚDIOS MODERNOS
A Rádio Inconfidência e a Rede Minas de Televisão serão instaladas em um prédio de oito andares e terão estúdios com tratamento acústico moderno e adequado para cada mídia. As redações contarão com toda estrutura e ilhas de edição com tecnologia de ponta. Todas as áreas de conteúdo das respectivas emissoras passarão a funcionar em um mesmo pavimento, de forma integrada, com ganho de agilidade e de qualidade. Soma-se a isso uma completa estrutura administrativa para a gestão das instituições.

As antenas de transmissão serão um dos pontos de referência do conjunto arquitetônico. Com formato estilizado, comporão a arquitetura do prédio e ficarão sobre uma torre de 75 metros de altura.

CENTRO DE CONVIVÊNCIA
A praça de entrada da Estação da Cultura será também atração para os visitantes, sendo composta por jardins, grande pérgula para sombreamento, bancos e lagos e café gazebo, transformando-se em um confortável centro de convivência com cerca de 8 mil m². É somado ao conjunto um imóvel hoje existente no local, que é tombado como patrimônio histórico do município será restaurado e convertido em restaurante, bistrô e café.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais

 

Vídeo institucional da Estação da Cultura Presidente Itamar Franco:

 


 

Marcar este artigo como favorito neste site
                      twitter
Cadastre-se no portal para usufruir todos os recursos do site. Se você já possui uma conta, faça o login ou crie uma nova conta