Notícias

Confira as últimas notícias






a- A+
Artigo:

O maestro Silvio Viegas é o convidado da edição desta semana
 

Feito em Casa desta segunda, 20 de junho, apresenta as escolhas musicais de Silvio Viegas, maestro titular da Orquestra Sinfônica de Minas de Minas Gerais.

Silvio Viegas é mestre em regência pela UEMG. Com 22 anos, foi agraciado com uma bolsa de estudos, indo estudar regência na Itália. Em 2001, ficou com o primeiro lugar no Concurso Nacional “Jovens Regentes”, organizado pela Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB).
 
Desde o início de sua carreira tem-se destacado por sua atuação no meio operístico regendo óperas como Così fan Tutte, Le Nozze di Figaro e A Flauta Mágica de Mozart, Tiradentes de Manuel Joaquim de Macedo, La Bohème e Tosca de Puccini, O Barbeiro de Sevilha de Rossini, Carmen de Bizet, Cavalleria Rusticana de Mascagni, Il Trovatore e Nabucco de Verdi, Romeu e Julieta de Gounod, Lucia di Lammermoor de Donizetti,  Jupyra de Delgado de Carvalho, Moema de Francisco Braga e, mais recentemente, O Holandês Voador de Wagner, na Argentina. Tem também uma ligação estreita com a dança, tendo dirigido, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, os ballets Giselle, Coppélia, Raimonda, O Lago dos Cisnes, O Quebra-Nozes e Carmen de Roland Petit.
 
​Esteve à frente das orquestras Sinfônica Brasileira, Petrobras Sinfônica, Orquestra do Teatro da Paz, Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, Sinfônica de Minas Gerais, Filarmônica do Espírito Santo, Sinfônica do Paraná, Filarmônica do Amazonas, Jazz Sinfônica de São Paulo, Orquestra Sinfônica de Roma (Itália), Dell’Arena di Verona (Itália), Sinfônica de Burgas (Bulgária), Sinfônica do Festival de Szeged (Hungria), Orquestra do Algarve (Portugal), Coro e Orquestra Sinfônica del Sodre (Uruguai) e Orquestra Sinfônica do Teatro de La Plata (Argentina), entre outras.

Foi diretor artístico da Fundação Clóvis Salgado, de 2003 a 2005, e do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, de 2011 a 2012. Atualmente é maestro Titular da Orquestra Sinfônica de Minas de Minas Gerais.

O programa começa às 22h, na Brasileiríssima e rádio online. Horário alternativo: sábado, às 11h.

[Foto: Divulgação]
Marcar este artigo como favorito neste site
                      twitter
Cadastre-se no portal para usufruir todos os recursos do site. Se você já possui uma conta, faça o login ou crie uma nova conta