Notícias

Confira as últimas notícias

Ouça A rádio FM
Ouça A rádio AM
a- A+
Artigo:
em 29.08.16. ( 1714 leituras ) Programação Rádio Inconfidência

Rádio Inconfidência e Iepha-MG celebram aniversário juntos
 

Os 80 anos da Rádio Inconfidência e os 45 anos do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) serão comemorados no dia 2 de setembro, no Grande Teatro do Palácio das Artes, a partir das 19h30min. Com a apresentação de Elias Santos, Tina Gonçalves, Tutti Maravilha, Waleska Falci e Duda Ramos, o programa-show “É noite de festa!” contará com mais de 40 artistas, dentre eles nomes importantes da cena musical de Minas celebrando a trajetória das duas instituições. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente, na entrada do Palácio das Artes, a partir de 12h de quinta-feira, 1º de setembro. A distribuição é gratuita, limitada a dois ingressos por pessoa e sujeita a lotação do espaço.

“A Rádio Inconfidência e o Iepha-MG fazem parte do nosso patrimônio cultural. O verso de Drummond que proclama ‘Minas, além do som, Minas Gerais’ traduz esse significado”, ressalta o secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo. 

Fundada em 3 de setembro de 1936 e com um perfil sempre contemporâneo, a Inconfidência, desde seu lançamento, buscou estabelecer um canal real de comunicação com os mineiros e a cada ano reafirma sua vocação cultural, além de promover cidadania e educação.  “A Rádio completa 80 anos com uma programação contemporânea e abrangente, cumprindo seu papel de empresa pública de comunicação, destacando, além da cultura, informação, cidadania e reconhecimento da diversidade”, afirma Flávio Henrique, presidente da emissora. A Rádio opera na FM 100,9, também conhecida carinhosamente como Brasileiríssima, e na AM 880 e Ondas Curtas como “O Gigante do Ar”.  Está presente também na internet, com toda a sua programação, em áudio e vídeos, retratando a vida cotidiana e cultural de Belo Horizonte e de Minas Gerais. 

45 anos do Iepha
O Iepha-MG, criado em 30 de setembro de 1971, celebra 45 anos de uma trajetória reconhecida e valorizada, por sua atuação no campo das políticas públicas de patrimônio. Com 140 bens protegidos por tombamento, três registros de patrimônio imaterial e um inventário cultural, o Iepha-MG se afirma como uma instituição que acompanha os desafios da construção da política de preservação do patrimônio cultural mineiro sempre em parceria com os órgãos municipais e federais. Atento à pluralidade cultural do estado de Minas Gerais, sua política vem ao encontro dos movimentos de salvaguarda do patrimônio cultural na contemporaneidade e sua atuação busca permanentemente sintonia com os coletivos de cultura e as comunidades tradicionais, que mantêm viva a história de Minas Gerais. A presidente Michele Arroyo destaca a importância dos funcionários na trajetória do Iepha-MG, que conta ainda com outras colaborações. “São 45 anos que merecem ser celebrados com todos os servidores e parceiros que sempre atuaram com muita dedicação e compromisso na preservação do patrimônio mineiro”, observou. 

Programa
Abertura no foyer: Pot-pourri Saudade de Salomé/Cruzeiro do Sul fez uma promessa (Edmilson do Pífano); Pau-Brasil (Daniel Magalhães/Marcelo Chiaretti) - Cataventoré
Bodas de Prata (Francisco Petrônio)  - Banda funcionários Inconfidência/Iepha-MG
Quem sabe isso quer dizer amor (Lô Borges e Márcio Borges) - Banda funcionários Inconfidência/Iepha-MG 
Chega de Saudade (Antônio Carlos Jobim / Vinícius de Moraes) - Juarez Moreira e Chico Amaral
Linda flor (Ai, Ioiô) (Henrique Vogeler, Luiz Peixoto e Marques Porto) - Sérgio Santos e Déa Trancoso 
Maracangalha (Dorival Caymmi) - Célio Balona e Túlio Mourão
Travessia (Milton Nascimento e Fernando Brant) - Pedro Morais e Pablo Castro 
Dois Momentos (Vitor Santana e Fernando Brant) - Flávio Henrique, Vitor Santana e Mariana Nunes 
Duas Estrelas (Bruno Tonelli)- Roger Deff e Bruno Tonelli 
Viola Cósmica (Pereira da Viola e Gildes Bezerra) - Titane e Pereira da Viola 
Xote dos 26 (Gustavito) - Marcelo Veronez e Zé Luís 
Curiá (Leandro César e Sérgio Pererê) - Gustavito, Irene Bertacchini, Leandro, Di Souza 
Enfeitiçado (Affonsinho) - Affonsinho e Aline Calixto 
Pagodeiro da Doblô (Lucas Fainblat, Vinícius Ribeiro, Zé Mauro e Felipe Bastos) - Zevinipim e Lucas Fainblat 
Pra quê (Gustavo Maguá e Renegado), Nosso amor não tem jeito (Gustavo Maguá, Renegado, Gabriel Moura), No Balanço do Balaio (Vander Lee) - Gustavo Maguá e Renegado 
O dedo do tempo no barro da vida (Vander Lee) - Leopoldina, Laura Catarina e Ana Cristina 
Sambarroco (Dudu Nicácio e Vander Lee) - Thiago Delegado e Dudu Nicácio 
 A Voz (Vander Lee) - Maurício Tizumba, Júlia Dias, Raquel Coutinho, Danusa Menezes e Beth Leivas 
Casa Aberta (Flávio Henrique e Chico Amaral) - Tambor Mineiro

Programa-show É noite de festa! - 80 anos da Rádio Inconfidência e 45 anos do Iepha-MG
Data: 02 de setembro de 2016
Horário: 19h30
Local: Grande Teatro do Palácio das Artes
Retiradas dos ingressos: Gratuitamente, a partir de 1º de setembro na entrada do Palácio das Artes de 12h às 18h. Sujeito a lotação do espaço. Distribuição de apenas 2 ingressos por pessoa.



Publicar no Twitter Imprimir Enviar artigo para um amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Marcar este artigo como favorito neste site
                      twitter
Cadastre-se no portal para usufruir todos os recursos do site. Se você já possui uma conta, faça o login ou crie uma nova conta