Notícias

Confira as últimas notícias






a- A+
Artigo:

O programa reúne show, poesia e questionamentos sobre mineração
 

Neste domingo, 24 de dezembro, às 21h, a Brasileiríssima exibe o Especial Paixão e Fé, um espetáculo produzido pela Rede Minas que une música e reflexões sobre a atividade mineradora. As gravações foram realizadas na cidade de Congonhas, tendo como cenário de fundo o patrimônio cultural, material e imaterial, mas também as maiores mineradoras no Brasil em seu entorno. 

O músico e compositor Tulio Mourão e a cantora Titane apresentam um repertório que retrata a violência da ação das grandes instituições em contraponto com a fragilidade e vulnerabilidade das regiões e minorias exploradas. O especial conta com depoimentos da poeta Adélia Prado, do jornalista João Paulo Cunha, da militante Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM) , Raiara Pires, do diretor de meio ambiente e saúde da União das Associações Comunitárias de Congonhas (Unaccon)  Sandoval de Souza, e do diretor do Museu de Congonhas Sérgio Rodrigo Reis. A direção do especial Paixão e Fé foi feita por Papoula Bicalho, diretora de teatro e do programa Ribalta.

A Rede Minas promoveu a parceria entre os artistas, o Museu de Congonhas e a Fundação Municipal de Cultura, Lazer e Turismo (Fumcult). O projeto também contou com a colaboração fundamental da população da cidade mineira, tanto nas gravações das músicas como na produção do tapete de serragem, feito por artistas locais, e que retrata sua vegetação e fauna ameaçadas pela atividade das mineradoras.

Especial Paixão e Fé vai ao ar neste domingo, véspera de Natal, às 21h, na FM 100,9 e rádio online.

[Foto: Eliane Gouveia]
Marcar este artigo como favorito neste site
                      twitter
Cadastre-se no portal para usufruir todos os recursos do site. Se você já possui uma conta, faça o login ou crie uma nova conta