Sala de Imprensa

Rádio Inconfidência






a- A+
Artigo:
Enviado por Visitante em 21.08.17. ( 2502 leituras ) Releases

Rádio Inconfidência lança programa voltado ao universo geek
 

A última década consagrou o termo geek como um fenômeno cultural capaz de mobilizar cada vez mais pessoas ao redor do mundo. Em diálogo com essa movimentação, a Rádio Inconfidência lança neste mês o programa “Momento Geek” e estreia em seu site o podcast quinzenal "Cultura Geek". A estreia acontece no próximo dia 22.

Com duração de um minuto e meio, o "Momento Geek” terá quatro inserções semanais na programação da Rádio Inconfidência FM 100,9 - Brasileiríssima. Terças e quintas, às 13h45, vão ser transmitidos programas inéditos, enquanto às quartas e sextas, às 20h45 acontecem as reprises. Já o podcast, que fica hospedado aqui no site vai contar sempre com um convidado e poderá ser escutado a qualquer momento. O primeiro podcast vai receber Carol Cunha, professora e pesquisadora na área de quadrinhos e cultura geek, e Lucas Ed, psicólogo e mestre em cultura geek.

O responsável por levar ao ar o projeto é figura conhecida na cena de quadrinhos da capital mineira. Além de gestor cultural da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, Afonso Andrade está à frente da coordenação do Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ) desde 2005 e entende como poucos essa atmosfera. “Vamos ajudar a desmitificar essa cultura, divulgando a produção de Minas Gerais e nacional. Também queremos demonstrar a diversidade dos temas, que vão do anime ao sci-fi, passando pelos quadrinhos, cinema e literatura”, explica Afonso.

 


POTÊNCIA GEEK
A abrangência de significados que o termo geek comporta pode ser uma das respostas para o boom deste microcosmo nos últimos anos, e pode explicar os motivos que a levou sair de pequenos nichos para ganhar a indústria cultural, tanto em número de produções quanto em retorno financeiro. O sucesso de séries como The Big Bang Theory, Stranger Things, o tão aguardado retorno de Arquivo X e os novos filmes de Guerra nas Estrelas são alguns exemplos de como a tv e o cinema perceberam a mudança de status da palavra, antes evocada de forma pejorativa. Para se ter uma ideia da força cultural desse universo, o Harper Collins, um dos dicionários mais respeitados do mundo, mudou, em meados de 2013, a definição do vocábulo. Se antes designava o verbete à “pessoa chata e viciada em computador”, passou a descrever como “pessoa com muito conhecimento em determinado assunto”.

 

 

SERVIÇO
Estreia do Momento Geek e Cultura Geek
Quando: 22 de agosto
Horários: Momento Geek às terça e quintas, às 13h45 (Tom Instrumental), e às quartas e sextas, às 20h45 (A Noite Vai Ser Boa). Cultura Geek, podcast quinzenal com 30 minutos disponível aqui no site.

 

Publicar no Twitter Imprimir Enviar artigo para um amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Para comentar é necessário se cadastrar no portal da Rádio Inconfidência.
Se você já possui uma conta, faça o login. Caso contrário, crie uma nova conta:
Entrar no sistema Criar uma conta
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
Cadastre-se no portal para usufruir todos os recursos do site. Se você já possui uma conta, faça o login ou crie uma nova conta