Minas ao Luar nos 80 anos Rádio Inconfidência

Data 24/08/2017 15:56:38 | Tóopico: Releases


Edição especial do projeto do Sesc acontece no dia 2/9, em Belo Horizonte

A próxima edição do Minas ao Luar será mais que especial. O projeto realizado pelo Sesc, integrado ao Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, integrará a programação de comemoração dos 80 da Rádio Inconfidência, uma das mais tradicionais emissoras de Minas Gerais. Atrações de peso farão parte da apresentação, no dia 2 de setembro, às 17h, no pátio da nova sede da rádio, localizada no Centro de Cultura Presidente Itamar Franco (Rua Tenente Brito Melo, 1090 - Barro Preto – Belo Horizonte). Marcarão presença o cantor e compositor carioca Guinga – que convidará Monica Salmaso, Teco Cardoso e Nailor Proveta – e guitarrista, compositor e arranjador musical mineiro Toninho Horta, que estará acompanhado da Orquestra Fantasma. Os shows serão gratuitos.
 
AS ATRAÇÕES
 
Guinga
Carioca da zona norte do Rio de Janeiro, onde nasceu em 1950, Carlos Althier de Sousa Lemos Escobar – o Guinga – começou a compor aos 16 anos. Trabalhou profissionalmente como violonista, acompanhando artistas como Clara Nunes, Beth Carvalho, Alaíde Costa, Cartola e João Nogueira. Teve inúmeras de suas músicas gravadas por Elis Regina, Michel Legrand, Sérgio Mendes, Leila Pinheiro, Chico Buarque, Ivan Lins e tantos outros. Suas composições são parcerias com Paulo César Pinheiro, Aldir Blanc, Chico Buarque, Nei Lopes, Sérgio Natureza, Nelson Motta, Simone Guimarães, Francisco Bosco, Mauro Aguiar e Luís Felipe Gama. Tem uma dezena de CDs gravados, sendo Rasgando Seda, feito em colaboração com o Quinteto Villa-Lobos e lançado pelo Selo SESC-SP em 2012, indicado ao Grammy na categoria Melhor Disco Instrumental daquele ano.
 
Seu último disco, Canção da Impermanência, somente com músicas inéditas, foi lançado mundialmente em fevereiro de 2017. A crítica especializada vem considerando Guinga como “o maior e mais importante compositor brasileiro da atualidade”. Para o show no Minas ao Luar, ele apresentará canções de seu último álbum, além do repertório que compõe sua carreira. Também farão parte do setlist músicas que estarão em seu próximo trabalho, Avenida Atlântica, que será lançado em setembro deste ano.
 
Toninho Horta
Descendente de uma família de músicos, o belo-horizontino Toninho Horta aprendeu os primeiros acordes com 9 anos de idade. Aos 13 compôs a sua primeira canção e com 16 tornou-se profissional ao acompanhar seu irmão, o premiado baixista Paulo Horta em um festival local. A partir daí passaram a se apresentar em programas de TV, bailes e horas dançantes. Suas influências vêm do clássico e do jazz. Suas composições originais resultaram em gravações com Joyce, Nana Caymmi, Alaíde Costa, Roberto Menescal, Paulo Moura e os grupos MPB-4, Tamba Trio e O Quarteto. Toninho foi um dos integrantes originais movimento musical Clube da Esquina. Na época recebeu elogios de Tom Jobim e de Pat Metheny pela sua maneira pessoal e sofisticada de tocar violão e guitarra.
 
Com mais de 26 discos gravados e a participação de forma relevante em centenas de gravações com diversos artistas pelo mundo, Toninho Horta já percorreu por mais de 30 países, entre eles o Japão, Coréia, Indonésia, Tailândia, Estônia, Finlândia, Rússia, China, Estados Unidos, Itália, Espanha, Portugal, Argentina, Uruguai, Suíça, Dinamarca e Malásia. Em fevereiro de 2014, foi homenageado pela famosa WRD Big Band da Alemanha, num concerto para 2 mil pessoas no Philarmonic Hall de Koln (Colônia). Com arranjos e regência de Michael Abene e participação do saxofonista americano Ronnie Cuber, Toninho interpretou 12 músicas de sua autoria. O evento foi transmitido ao vivo para a Alemanha, Bélgica e Holanda.
 
SOBRE O MINAS AO LUAR
O Minas ao Luar é um projeto de valorização da música brasileira e das culturas populares tradicionais por meio de apresentações artísticas gratuitas e de qualidade, para toda a família. Promove o diálogo e intercâmbio com as manifestações culturais locais e leituras contemporâneas.
 
Desde a primeira edição, foram centenas de apresentações em diversos municípios, dentro e fora de Minas Gerais, contabilizando um público superior a dois milhões de espectadores. Todo esse sucesso já rendeu a produção de três discos – Minas ao Luar: Canções 1; Minas ao Luar: Canções 2 e Minas ao Luar: Canções 3 – e um livro, com letras e cifras para acompanhamento em violão, o Minas ao Luar: Canções. Além disso, o Sesc lançou, em dezembro de 2014, o primeiro DVD do projeto: Minas ao Luar: ao vivo no Sesc Palladium, que é distribuído, gratuitamente, nas apresentações, como acontece com os três discos e o livro produzidos anteriormente. 
 
SERVIÇO
Minas ao Luar especial: 80 anos da Rádio Inconfidência
Data: 2/9, sábado
Hora: a partir das 17h   
Atrações: Guinga convida Monica Salmaso, Teco Cardoso e Nailor Proveta; e Toninho Horta & Orquestra Fantasma
Local: Centro de Cultura Presidente Itamar Franco (Rua Tenente Brito Melo, 1090 - Barro Preto)
Entrada gratuita




Este artigo veio de
http://inconfidencia.com.br

O endereço desta história é:
http://inconfidencia.com.br/modules//article.php?storyid=61