A Rádio

Conheça a Rádio Inconfidência

Ouça A rádio FM
Ouça A rádio AM
a- A+
Artigo:

Rádio Inconfidência, 80 anos no ar

1936/1938

PRI3
Em meados da década de 1930, um telegrama costumava demorar mais de três dias para ser entregue de uma cidade à outra. Diante dessa dificuldade, em 3 de setembro de 1936, foi fundada a Rádio Inconfidência AM 880, com a função primordial de integrar o Estado de Minas Gerais. Inicialmente se apresentando apenas como “PRI-3”, a Rádio adotou, na seqüência, o primeiro slogan: “A voz de Minas para toda a América”.


Desde seu lançamento buscou estabelecer um canal efetivo de comunicação entre os produtores mineiros, criando o programa A Hora do Fazendeiro, considerado o mais antigo e tradicional programa de rádio do mundo ainda veiculado ao vivo e diariamente. Já em 1938, a Inconfidência demonstrava seu interesse em manter uma grade variada de programação, sendo a primeira emissora de Minas Gerais – e acredita-se que do Brasil – a transmitir, de outro país, uma Copa do Mundo de Futebol.

1940/1950

A voz de Minas para toda a América

Em 1940, entrou no ar em 2 canais a Inconfidência Ondas Curtas (PRK 9 e PRK 5), apresentando-se com a mesma programação da emissora AM e levando o sinal da Inconfidência à população rural de Minas, do Brasil e do mundo.

Também nessa década começaram as radionovelas, que deixavam o público completamente apaixonado com suas tramas e histórias de amor. Alguns anos mais tarde, seria a vez de maestros renomados – como Juvenal Dias, Moacir Portes e Mário Pastore – encantarem a todos com suas inesquecíveis orquestras, nos primeiros programas de auditório ao vivo. Estes, por sua vez, viveriam sua fase áurea nos anos 50, quando a Inconfidência trouxe a Belo Horizonte nomes consagrados do cenário musical brasileiro – incluindo, por exemplo, Orlando Silva, Carmem Miranda e Nelson Gonçalves – ao mesmo tempo em que lançou mineiros que fariam sucesso em todo o País, como Clara Nunes.

1960/1970

O Gigante do Ar
No dia 3 de setembro de 1960, a Rádio Inconfidência fez 25 anos e comemorou seu Jubileu de Prata em alto estilo, com o lançamento de um livro que trazia encartado o primeiro LP prensado exclusivamente com gravações de músicos mineiros.

Os programas de auditório ainda eram um grande sucesso de público e, depois de 1967, quando o prédio da Feira Permanente de Amostras foi desativado, eram realizados pela Rádio Inconfidência em outros espaços como o Teatro Francisco Nunes.

Em 02 de fevereiro de 1979, foi inaugurada a Inconfidência FM 100,9 – Brasileiríssima, uma rádio com o compromisso de valorizar o artista mineiro e brasileiro, irradiando somente o melhor da Música Popular Brasileira. Cumprindo sua missão, a 100,9 vem tocando não só músicas de altíssima qualidade, como promovendo, patrocinando e apoiando cultura, arte e lazer. E revelando várias gerações de cantores, bandas e compositores. Seu jornalismo, com ênfase na cultura e a constante participação do ouvinte durante a programação, faz dela um canal legítimo de informação e formação para os ouvintes.

1980/1990

A Brasileiríssima
Durante essas décadas, a Brasileiríssima FM 100,9 firmou-se como espaço essencial de divulgação da música brasileira. A Inconfidência foi uma espécie de trincheira da diversidade da MPB num momento em que a indústria fonográfica baseou suas estratégias de divulgação em duas frentes: o sucesso comercial internacional e as monoculturas de estilos e gêneros nacionais, predominantes nas emissoras comerciais. Desde aquela época, a música brasileira ocupa 100% de espaço em nossa grade de programação FM.

2000/2010

70 Anos no Ar
Em 2004, iniciou-se o processo de revitalização da Rádio, com o objetivo de digitalizar seu acervo musical, melhorar seus equipamentos e assim continuar oferecendo a melhor programação com a melhor tecnologia.

No período entre 2005 e 2007, a Rádio recebeu investimentos substanciais do Governo do Estado, para realizar uma completa adequação física e tecnológica. Além da reforma das instalações e dos transmissores, a “nova” Rádio Inconfidência ganhou equipamentos de externas e de estúdios com tecnologia digital de última geração – o que a fez comemorar em dobro, em 3 de setembro de 2006, os seus 70 anos.

Tudo para garantir uma operação isenta de falhas e com a mais alta qualidade de áudio. Tudo para estar sintonizada com o futuro. E com você.

Melhor do Brasil
Em 2009, a Rádio Inconfidência foi eleita a melhor rádio do Brasil. O veículo foi vencedor do Prêmio Mídia do Ano em Comunicação Empresarial (Categoria Rádio) pela Aberge (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial). Mais madura do que nunca, completa 73 anos com a programação no AM 880 e 30 anos da Brasileiríssima FM 100,9.

O Gigante do Ar
Este ano, relançou O Gigante do Ar. A emissora AM 880 – dial exclusivo em todo o país – passou a operar com 100% de sua capacidade, graças à reforma da torre de transmissão e de outras providências técnicas e investimentos tecnológicos durante 4 anos. Com o potencial do relançamento, surgiu também uma nova programação 24 horas no ar, com cultura, entretenimento, prestação de serviços, jornalismo de qualidade e emoção nas transmissões futebolísticas. O resgate do slogan O Gigante do Ar veio com a lembrança e a qualidade de outrora: a capacidade de alcançar todas as cidades mineiras, os demais estados brasileiros, e até outros países e volta a ter anunciado o seu prefixo em três línguas: português, espanhol e inglês.

Novo portal

Interatividade é o sinônimo do novo site da Rádio Inconfidência. Moderno e de navegação simples, os “ouvintes-internautas” podem comentar, sugerir e acompanhar tudo o que acontece em suas duas estações, nas redes sociais, e ainda participarem de promoções exclusivas.  O novo site da Rádio Inconfidência traz diversas novidades: seção de áudios recentes e os áudios marcados na história da rádio. Na velocidade da internet, esse novo portal não para! Novidades sempre irão pintar no ar, ou melhor, na rede.


2011

Anúncio da nova sede
A Rádio Inconfidência passa a integrar a Estação da Cultura Presidente Itamar Franco, que integra três importantes órgãos de Minas Gerais: Rádio Inconfidência, Rede Minas de Televisão e Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Clique aqui e conheça o projeto.

 

2014

Livro O Gigante do Ar 
Em comemoração aos seus 78 anos, a emissora lançou o Livro O Gigante do Ar - A história da Rádio Inconfidência narrada por Ricardo Parreiras e convidados. Baixe o livro gratuitamente aqui.

 

2016

Comemoração de 80 anos
Lançamento do selo comemorativo de oito décadas. A emissora fez diversas transmissões externas, com programação ao vivo, para comemorar o aniversário. Estreia de 15 novos programas na estação FM - Brasileiríssima e criação da Inconfidência Web TV, com gravação de vídeos dos bastidores dos programa, além de transmissão ao vivo de entrevistas no Facebook da emissora.



Leia Mais: